FIFA credencia Instituto de Ortopedia e Traumatologia como Centro Médico de Excelência no Brasil

FIFA credencia Instituto de Ortopedia e Traumatologia como Centro Médico de Excelência no Brasil

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, preencheu todos os pré-requisitos de qualidade e tornou-se em dezembro de 2009 o primeiro Centro Médico de Excelência da FIFA na América Latina. Com a medida, os médicos do HC participarão de todas as reuniões médicas da entidade máxima do futebol mundial, colaborando nas tomadas de decisões.

Para o chefe do grupo de Medicina Esportiva do IOT, Arnaldo Hernandez, uma grande porta se abre para o futebol brasileiro. “Um importante canal está sendo criado para que os clubes do País interajam com a FIFA. Nós faremos a mediação desse contato, apresentando projetos e esclarecendo dúvidas dos times junto à entidade”, apontou. Segundo ele, a partir de agora todas as decisões da FIFA na área médica contarão com a participação e a opinião de profissionais do HC.

Atualmente, a FIFA conta com outros oito centros médicos de excelência no mundo, em países como Alemanha, Suíça, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Noruega. “Seremos o primeiro na América Latina, o que é um grande reconhecimento ao trabalho prestado pelo Instituto de Ortopedia do HC”, informa Hernandez.

De acordo com o médico, para alcançar o novo posto, a FIFA levou em consideração a completa estrutura hospitalar do HC, a intensa produção científica do Complexo e o histórico de compromisso dos profissionais com atletas. “A dedicação dos nossos profissionais à prevenção de lesões e proteção à saúde dos jogadores foi fundamental nesse processo de certificação”, destacou.