JOGOS DA TERAPIA ESPORTIVA ACONTECEM DIA 8 DE DEZEMBRO

JOGOS DA TERAPIA ESPORTIVA ACONTECEM DIA 8 DE DEZEMBRO

No dia 8 de dezembro, a partir das 8h, na AAAOC – Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, o IOT promove o 35° JATE – Jogos Anuais da Terapia Esportiva. Cerca de 60 portadores de paralisia cerebral em tratamento no Instituto, disputarão provas de revezamento, boliche, arremesso de basquete, arremesso de handebol, futebol de salão e queimada.

 A competição marca o encerramento das atividades desenvolvidas, durante o ano, com pacientes do Instituto que, supervisionados por uma equipe multiprofissional, praticam diversas modalidades esportivas, com o objetivo de estimular o aparelho locomotor, auxiliando, desta forma, no processo de reabilitação e sociabilização. Segundo Dr. André Pedrinelli , coordenador da atividade, “a atividade esportiva reintegra à sociedade pessoas que sequer saíam de casa. Os pacientes são motivados a explorar suas potencialidades e ajudar uns aos outros”.

A terapia possibilita o aumento da resistência à fadiga, melhora a condição cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, agilidade, coordenação, rapidez, velocidade, equilíbrio, autoconfiança e independência do paciente. Estes jogos anuais proporcionam um ambiente motivador, que conduz o paciente a um estágio de maior confiança e a conscientização de seus limites e potencialidades. O resultado: melhor qualidade de vida.