HC REALIZA TRANSPLANTE PIONEIRO DE CARTILAGEM DE JOELHO

HC REALIZA TRANSPLANTE PIONEIRO DE CARTILAGEM DE JOELHO

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, através de um protocolo de pesquisa vem realizando transplante de cartilagem em joelho, técnica inédita no país. A utilização desta técnica visa estabelecer uma opção de tratamento para pacientes jovens, permitindo uma boa função do joelho e retorno às atividades diárias.

A ortopedia do HC recebe diariamente pacientes jovens com lesões graves de joelho, e muitas destas, na cartilagem articular. Por não existir no Brasil opções adequadas de tratamento, os pacientes acabam tendo um tratamento prolongado.

Segundo o ortopedista Luis Eduardo Tirico, o tratamento da lesão da cartilagem articular do joelho em pacientes jovens é um grande desafio para os ortopedistas. “É preciso estabelecer a função e alinhamento do membro, proporcionando a estabilidade e ausência de limitações às atividades diárias e à prática esportiva. As técnicas existentes não conseguem restabelecer a anatomia da cartilagem em lesões grandes”, diz o especialista.

No transplante fresco (Transplante Osteocondral a Fresco) da cartilagem articular de joelho, parte de osso e da cartilagem de joelho são transplantadas para o paciente lesionado, restabelecendo a anatomia da superfície articular, permitindo uma boa função e retorno às atividades normais.

Nesta técnica, osso e cartilagem são captados de doadores de órgãos e passam por exames para a certificação de que não possuem nenhum tipo de contaminação viral e bacteriana. “É preciso um Banco de Tecidos altamente especializado para a manipulação dos tecidos”, ressalta Tirico.

Neste ano, estão sendo realizados os primeiros transplantes de cartilagem no instituto, porém, a escassez de doadores leva a uma demora na obtenção de tecidos para este tipo de procedimento.