DICAS PARA DORMIR BEM

As dicas são do médico do IOT, Dr. Ivan Rocha

Para dormir bem é necessário algumas condições como um ambiente tranquilo, um bom colchão, um bom travesseiro e uma boa postura ao dormir. Quanto a postura ao dormir existem três posições mais comuns:

 
De Lado: Para muitos a posição de lado é a melhor posição porque a coluna fica alinhada e facilita a respiração, porém algumas pessoas com dores nos ombros e quadris, devido a tendinite ou bursite, podem ter um aumento da dor nestes locais devendo escolher um lado que não lhe cause incômodo. Aqui o travesseiro tende a ser um pouco mais alto para acomodar a altura dos ombros e manter a coluna alinhada, pode-se usar ainda mais dois travesseiros de apoio, um para ser abraçado- o que relaxa a musculatura dos ombros e e evita a rotação do tronco-, e outro para colocar entre os joelhos -o que relaxa a musculatura do quadril e também evita a rotação.

 
De Barriga para Cima: Esta posição também é considerada boa para dormir, porque a coluna também permanece alinhada e a superfície de apoio é maior, o que evita áreas de pressão nos ombros e nos quadris. Aqui os travesseiros devem ser mais baixos para evitar a flexão da coluna cervical. Uma boa dica é usar um segundo travesseiro para colocar abaixo dos joelhos, o que relaxa a musculatura lombar.

 
De Bruços (barriga para baixo): Esta é considerada a pior posição em muitos aspectos. Esta posição dificulta a respiração , está associada a um aumento do refluxo e a rotação da coluna cervical pode causar dores cervicais. Existem pessoas que não têm nenhum tipo de sintoma ao dormirem nesta posição, porém no caso de dores cervicais, dorsais ou lombares ela deve ser evitada.

 
Dicas: Evite colocar os braços e mãos em baixo da cabeça, isso pode provocar um mal posicionamento da mesma; evite dobrar os punhos ao dormir, isso pode gerar formigamentos e dormência nas mão, principalmente quando associada a síndrome do túnel do carpo.

Fonte: HC em Movimento