IOT PESQUISA NOVO LIGAMENTO NO JOELHO

Ortopedistas estudam ligamento anterolateral e a possibilidade de aperfeiçoar as cirurgias do joelho  com melhor entendimento da função desta  estrutura

 

O grupo de joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, paralelamente a pesquisadores internacionais, vem desenvolvendo pesquisas  sobre  um ligamento recentemente identificado no joelho, o ligamento anterolateral.

 

Este ligamento pode explicar o motivo de alguns pacientes que sofrem lesão do ligamento cruzado anterior (muito frequente entre os praticantes de futebol) não apresentarem boa evolução apesar das técnicas cirúrgicas atuais. Dessa forma, estudos  sobre o tema geram grande interesse de médicos e profissionais do esporte.

 

“As pesquisas sobre essa estrutura já estão em fase avançada. Existem descrições anatômicas claras desse ligamento e estudos biomecânicos estão sendo realizados para comprovar sua importância na gênese da instabilidade rotatória do joelho. Caso as suspeitas se confirmem, as cirurgias de reconstrução ligamentar do joelho devem ser aperfeiçoadas”, diz o ortopedista Camilo Partezani Helito.