O Grupo de Medicina do Esporte do IOT configura-se em um polo que fortalece e estimula as ciências voltadas à atividade física e ao esporte, como moduladores de saúde e bem estar das pessoas. Suas atividades são baseadas no ensino, pesquisa e assistência com ênfase no: atendimento gratuito aos atletas de todas as modalidades esportivas; curso de residência médica em Medicina do Esporte; organização de simpósios de saúde no esporte; aulas teóricas aos alunos da FMUSP; projetos sobre exercício e esporte; atendimento clínico à população em geral, entre outros.

O setor de Clínica do Esporte é responsável pela atenção clínica ao indivíduo que busca orientação para atividade física, bem como ao esportista de alto desempenho. Além da avaliação física, realiza exames complementares e avaliações funcionais, quando necessárias para cada situação.
O esportista recebe a atenção de médicos especialistas em medicina do esporte, podendo ter também suporte de retaguarda nas diferentes especialidades médicas para situações eventuais de maior complexidade.

O grupo, junto às equipes e aos atletas, realiza prevenção de problemas clínicos e ortopédicos, oferecendo suporte nutricional e psicológico em situações de atendimento inicial, em conjunto com as áreas afins, também atendendo intercorrências médicas durante eventos esportivos e viagens de delegações.

Este setor é responsável pela atenção clínica e cirúrgica de pacientes com lesões esportivas do aparelho locomotor, típicas ou eventuais que aconteçam tanto na prática da atividade física quanto no esporte de alto rendimento. O atendimento é realizado, preferencialmente, por médicos com dupla formação – ortopedia e traumatologia e medicina do esporte – permitindo a assistência global do paciente e a compreensão de suas necessidades como praticante da atividade física ou no alto desempenho durante o tratamento da lesão esportiva.

Leia também:
Avaliação Funcional –Laboratório de Estudos do Movimento 

Centro Médico de Excelência da FIFA

Jogos Anuais da Terapia Esportiva – video clipping