O Departamento de Ortopedia e Traumatologia tem um papel importante na graduação médica e na pós-graduação lato e estrito senso, formando novos docentes e profissionais que atuam difundindo os conhecimentos adquiridos nos mais importantes centros acadêmicos do Brasil e da América do Sul.

Seu objetivo é formar novos profissionais e docentes aptos a atuar, em nível terciário e quaternário, nas lesões complexas do aparelho locomotor com o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa e com projetos originais dentro dos vários laboratórios que integram o LIM41 – Laboratório de Investigação Médica.

A iniciação científica é de grande atenção do Departamento, e está voltada aos alunos da graduação, do terceiro ao sexto ano de formação, com a inserção desses alunos nos projetos de pesquisa.

Nessa linha de atuação, a assistência está totalmente voltada ao desenvolvimento de protocolos e diretrizes que possibilitem a aplicação de novos procedimentos. Por isso, é referência nacional nas lesões raquimedulares, microcirurgia reconstrutiva, reimplantes de membros, cirurgias micro-invasivas das fraturas, técnicas de artroscopia, reconstruções com endopróteses ou com banco de tecidos nas grandes ressecções dos tumores músculoesqueléticos, traumatologia e na reabilitação de pacientes.

Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho - Prof. Titular

Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho – Professor Titular

Prof. Olavo Pires de Camargo - Prof. Titular

Prof. Olavo Pires de Camargo – Professor Titular

Prof. Gilberto Luis Camanho - Professor Titular

Prof. Gilberto Luis Camanho – Professor Titular

O Laboratório de Estudos dos Movimentos (LEM), é um centro de excelência em pesquisa na área de avaliação funcional. Sua estrutura permite realizar todas as avaliações relacionadas à fisiologia do exercício, em um único local. No LEM são realizados trabalhos de iniciação científica: cursos de graduação, projetos de pesquisa regulares e projetos na área de pós-graduação senso estrito.

O Laboratório de Anatomia Patológica é centro de referência na área de Patologia Óssea, especialmente em tumores músculo-esqueléticos, sendo estágio obrigatório para os residentes de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da USP e do próprio IOT. Desenvolve pesquisas na área de patologia da cartilagem articular, lesão medular e em tumores músculo-esqueléticos.

O Laboratório de Biomecânica do Aparelho Locomotor tem como linha principal a elaboração de pesquisas que contemplam análises mecânicas das estruturas do aparelho locomotor e de simulações de reconstruções cirúrgicas. Nesse laboratório são desenvolvidos projetos de equipamentos e o controle de qualidade e desempenho de produtos biomecânicos utilizados no Instituto. Integra e interage com o Laboratório de Biomecânica a Divisão de Próteses e Órteses, uma oficina ortopédica que confecciona dispositivos especiais e protótipos de equipamentos em desenvolvimento. Sua atuação abrange, ainda, a confecção e manutenção de instrumentos cirúrgicos e materiais de implante de diversos tipos e usos.

O Laboratório de Microcirurgia atua no ensino e treinamento de médicos na área de microcirurgia reconstrutiva, além da realização de pesquisas em cirurgias reconstrutivas de nervos periféricos e medula, com significativa contribuição para o avanço científico da área. Dispõe de monitoria constante e programação de treinamento extensivo (4 meses) e intensivo de uma semana, de acordo com a disponibilidade do interessado.

O Laboratório de Artroscopia é o primeiro laboratório de aprendizagem e treinamento de Cirurgia Artroscópica instalado no Brasil, em ombro, quadril e joelho. Os treinamentos oferecem aprendizagem, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades específicas e novas técnicas, além da experimentação de novos materiais, sendo muito procurado por médicos de todo o País.

O Banco de Tecidos existe desde 1952 e, conta hoje, com as mais modernas tecnologias para atender às normas da ANVISA e do Sistema Nacional de Transplantes. Tem como objetivo básico a captação e processamento de tecido ósseo, cartilagem, tendões, fáscias e ligamentos. Possui uma área de processamento e de criopreservação própria, além de Centro Cirúrgico autônomo.

O Centro de Pesquisas Clínicas é destinado a realizar pesquisas com medicamentos e materiais especiais que ainda se encontram em investigação quanto à eficácia clínica, tolerância e segurança, rigorosamente dentro das normas internacionais de pesquisas clínicas.

Todo o trabalho Científico e Acadêmico recebe o apoio do Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática, que se destaca entre os melhores acervos bibliográficos do País na área de Ortopedia e Traumatologia. Os projetos são controlados, analisados e discutidos, no mérito, pela Comissão Científica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP e pela Comissão de Ética do Hospital das Clínicas.