O Laboratório de Estudos dos Movimentos (LEM) oferece a avaliação funcional do sistema músculo esquelético e cárdio-respiratório para que se obtenha um bom condicionamento físico com os seguintes objetivos: avaliação da condição física global; orientação e adequação do treinamento utilizado; identificação dos fatores de risco de lesões relacionadas com desajustes entre a condição física e/ou treinamento e desempenho; avaliação e melhora do desempenho; manutenção da saúde do atleta.

O LEM realiza teste ergoespirométrico, dinamometria isocinética, podobarometria computadorizada, avaliação proprioceptiva e análise muscular por eletromiografia de superfície. As avaliações permitem que se faça um diagnóstico completo do condicionamento físico de cada pessoa, dando condições para que uma prescrição segura e adequada de exercícios seja feita de forma individualizada.

Tem ainda serviço de condicionamento físico, com recursos humanos capacitados para avaliar e orientar a prática de exercícios. Outra missão do LEM é ser um centro de excelência em pesquisa na área de avaliação funcional. São realizados trabalhos de iniciação científica: cursos de graduação, projetos de pesquisa regulares e projetos na área de pós-graduação senso estrito.