Jogos Anuais da Terapia Esportiva

No dia 12 de dezembro aconteceu a 43ª edição do JATE – Jogos Anuais da Terapia Esportiva.
A Terapia Esportiva é uma prática da equipe multiprofissional do IOT, que utiliza diversas modalidades do esporte para estimular as funções do aparelho locomotor dos pacientes com paralisia cerebral, do Grupo de Afecções Paralíticas, auxiliando-os no processo de reabilitação global e desenvolvimento de sua sociabilização.

O evento aconteceu na quadra da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, marcando o encerramento anual das atividades do grupo.

Além da competição esportiva sadia, durante o evento ocorreu homenagem para a esposa e filha do Professor João Gilberto Carazzato (idealizador do projeto), seguida de entrega de medalhas aos pacientes atletas, e encerrando com um lanche de confraternização entre todos.

Entrega das medalhas

 

 

Sobre a Terapia Esportiva

Durante as aulas, movimentos que seriam impossíveis de serem vistos dentro de um ambiente como um consultório podem ser observados pelos diferentes olhares da equipe multidisciplinar. Num espaço onde é possível correr, utilizar bolas ou outros materiais esportivos fica mais fácil analisar os movimentos dos pacientes e estimular o desenvolvimento de eventuais dificuldades.

A equipe multidisciplinar é formada por  ortopedistas, médicos residentes de medicina esportiva do IOT,  professores de educação física,  fisioterapeutas,  assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem, psicólogas, fonoaudiólogas e voluntários.