O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática (SBDCD) do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo tem como objetivo dar suporte às atividades de Ensino e  Pesquisa da comunidade médica, paramédica e estudantes de pós-graduação da  instituição, por meio de tratamento, recuperação e disseminação de informações da área. O serviço está organizado nas seções de Biblioteca, Documentação Científica e Apoio à Atividade Didática e Institucional.

Informações:

End: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos – 3º  andar Ala B
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira das 7:00 às 17:00.

Tel: (11) 2661-6416

Tel: (11) 2661-6905
E-mail: 
biblioteca.iot@hc.fm.usp.br   

 

Diretora Técnica: Andressa da Costa Santos Souza

E-mail: andressa.santos@hc.fm.usp.br

Bibliotecária Chefe: Camila Gomes da Rocha Agostini

E-mail: camila.rocha@hc.fm.usp.br

 


Biblioteca M. M. Napolibib3

A biblioteca “Manlio M. M. Napoli” foi criada na década de 50 e destaca-se pelo melhor acervo bibliográfico do Brasil na área de Ortopedia e Traumatologia, o qual é composto de obras de referências, livros, periódicos, teses, fitas de vídeo, CD-ROM e documentação técnica especializada.

Tem como objetivo a seleção, aquisição, tratamento, recuperação e disseminação de informações, por meio dos seguintes serviços:

 

Serviço de Atendimento ao Usuário: Levantamentos Bibliográficos, Pesquisa de Artigos e Orientação Bibliográfica

O serviço de Atendimento ao Usuário tem como meta otimizar a mediação, acesso e comunicação de informações científicas nas áreas de Ortopedia e Traumatologia e afins, por meio orientação e realização de Levantamentos Bibliográficos e Pesquisas de Artigos em Bases de Dados Nacionais e Internacionais, cujos objetivos são recuperar informações por assunto, autor e título, obter elementos qualitativos e quantitativos a respeito de determinado tema, bem como auxiliar na delimitação do tema pesquisado.

Também oferecemos orientações para normalização de trabalhos científicos no que se refere a elaboração de referências bibliográficas e citações segundo as normas Vancouver e ABNT.

 

Consulta Acervo Local e Empréstimos de livros

A consulta ao acervo é livre aos usuários cadastrados. Também é possível acessar as referências bibliográficas do acervo por meio do nosso Catálogo On Line da Biblioteca Manlio M M Napoli (em breve).

Todos os usuários cadastrados têm direito a realização de empréstimo de acordo as normas da biblioteca. Os itens podem ser emprestados por 3 ou 7 dias, os quais podem ser renovados por telefone, e-mail ou pessoalmente, por até duas vezes caso não haja reserva.

 

Espaço para Pesquisa

A Biblioteca conta com um espaço para a recuperação de artigos científicos na íntegra por meio de acesso às bases de dados de periódicos eletrônicos como Capes,  Sibi/USP, Bireme, Pubmed, etc.