CONCEITO CAPES

Triênio 2004-2006 – Conceito 4

Triênio 2007-2009 – Conceito 4

Triênio 2010-2012 – Conceito 4

Quadriênio  2013-2016- Conceito 4

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO pertence à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O Programa, com cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmicos, iniciou suas atividades em 1973, ora denominado Ortopedia e Traumatologia, e já titulou mais de 300 mestres e doutores ao longo de sua existência.

Em 2016, o Programa passou por uma profunda reformulação, levada a efeito pela fusão entre pesquisadores altamente produtivos da área de Reumatologia e Educação Física que faziam parte dos Programas de Ciências Médicas da FMUSP e de Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFEUSP), que possuem notas 6 e 7 na CAPES, respectivamente, com prestigiosos pesquisadores do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP (IOT). O objetivo central da referida fusão foi criar um Programa altamente especializado na investigação do sistema musculoesquelético, de modo multi e transdisciplinar, com vistas a uma produção científica e formação acadêmica amplas e impactantes na área em que se insere.  A configuração atual do Programa abrange as seguintes áreas de atuação: Ortopedia e Traumatologia, Fisiatria, Reumatologia, Medicina Veterinária Ortopédica, Medicina do Esporte, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Biologia.

A FUSÃO DAS 3 ÁREAS DO SABER (Ortopedia, Reumatologia e Educação Física) já se revela profícua em diversos níveis. Um exemplo é a produtiva parceria entre os grupos de Reumatologia e de Educação Física, materializada pela criação do Laboratório de Condicionamento e Reabilitação em Reumatologia (LACRE), onde atuam, de modo transdisciplinar, pesquisadores e alunos de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para uma expressiva produção científica e sólida formação acadêmica. A interação também se expressa na atuação colaborativa institucional entre os serviços de Ortopedia e Reumatologia, com médicos Ortopedistas atuando no ambulatório da Reumatologia e vice-versa. A ação pioneira recente que ilustra o pleno alinhamento entre as especialidades foi a criação de um ambulatório de Reumatologia dentro do Instituto de Ortopedia. Tal iniciativa fomentou diversas oportunidades de colaboração científica, em particular nas linhas de osteoimunologia, inflamação, autoimunidade e ciência do exercício, em consonância com a proposta atual do Programa.

O Programa tem um PAPEL IMPORTANTE NA GRADUAÇÃO MÉDICA E NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO E STRICTO SENSO, formando novos docentes e profissionais que atuam difundindo os conhecimentos adquiridos nos mais importantes centros acadêmicos do Brasil e da América do Sul. As linhas de atuação do Programa convergem com a assistência, a qual está totalmente voltada ao desenvolvimento de protocolos e diretrizes que possibilitem a aplicação de novos procedimentos. Por isso, é referência nacional na assistência de pacientes com doenças musculoesqueléticas com pioneirismo comprovado nas áreas de lesões raquimedulares, microcirurgia reconstrutiva, reimplantes de membros, cirurgias micro-invasivas das fraturas, técnicas de artroscopia, reconstruções com endopróteses ou com banco de tecidos, doenças metabólicas, doenças autoimunes, doenças inflamatórias, reabilitação de pacientes, treinamento em ultra-som, capilaroscopia, medicina esportiva e uso de terapia biológica. Ressalta-se que somos o centro coordenador de uma rede Estadual de Hospitais Universitários, que foi criada em parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo e apoio FAPESP, para dispensação de medicação biológica e atividades de pesquisa e ensino.

OBJETIVO DO PROGRAMA:

O Programa tem como objetivo principal a formação de pesquisadores e docentes dotados de habilidades acadêmico-científicas plenas que permitam atuação na docência e na pesquisa de maneira autônoma, crítica e inovadora em seu campo do saber, qual seja, ciências do sistema musculoesquelético e subáreas.

Os objetivos específicos incluem:

1) Formar mestres e doutores com excelência na área de ciências do sistema musculoesquelético.

2) Formar pesquisadores e docentes com conhecimento científico amplo e profundo nas ciências do sistema musculoesquelético e subáreas.

3) Formar pesquisadores e docentes capazes de avaliarem autônoma e criticamente o conhecimento produzido, de modo a implementá-lo em todas as esferas da saúde em prol do paciente e da população.

4) Produzir conhecimento científico de ponta nos cenários nacional e internacional.

5) Consolidar-se como um Programa de formação acadêmica e produção científica de excelência de padrão internacional nas ciências do sistema musculoesquelético.

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA – BIÊNIO 2019/2020

  • Marco Kawamura Demange – Coordenador
  • Bruno Gualano – Vice-Coordenador
  • Rosa Maria Rodrigues Pereira – Titular
  • Rames Mattar Junior – Titular
  • Raphael Martus Marcon – Titular

Suplentes

  • Alexandre Leme Godoy dos Santos
  • Hamilton Augusto Roschel da Silva
  • Marcelo Rosa de Rezende
  • Riccardo Gomes Gobbi
  • Sandra Gofinet Pasoto

Representantes discentes: 01.10.2019 a 30.09.2020

  • Pedro Nogueira Giglio – Titular
  • Lucas da Ponte Melo – Suplente

Alunos:
Consultem com frequência suas fichas e prazos no site: https://www.sistemas.usp.br/janus

Prezados orientadores:
Consultem com frequência as fichas de seus alunos: https://www.sistemas.usp.br/janus

Informações:
Secretaria de Pós-Graduação em Ciências do Sistema Musculoesquelético
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333 – 3º andar – sala B313
CEP: 05403-010 – Cerqueira César – São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h
Telefone: (11) 2661-6908
Secretária: Rosana Costa  e Tania Borges
E-mail: [email protected]