Terapia Esportiva

Há 44 anos a Equipe Interprofissional do Grupo de Medicina do Esporte atende os pacientes com Paralisia Cerebral do IOT- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas desenvolvendo, além do tratamento cirúrgico e da reabilitação física, uma programação denominada Terapia Esportiva, cujo mentor foi o Prof. João Gilberto Carazzato.

A Terapia Esportiva é realizada semanalmente, na quadra poliesportiva da AAAOC – Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz da F.M.U.S.P, onde os pacientes desenvolvem a prática de várias modalidades esportivas. Além dos benefícios que a prática do esporte traz à saúde, esta atividade conduz o paciente a um estágio de maior confiança, conscientização dos seus limites e das suas potencialidades.

Ao final do ano acontece um evento esportivo e de confraternização entre os pacientes denominado JATE – Jogos Anuais da Terapia Esportiva. Neste dia, os pacientes participam de competições, recebem novos uniformes esportivos e, ao final do evento, participam de um lanche de confraternização com seus familiares.

Distribuição de presentes para alunos do entorno do IOT

Ao final do ano, o Grupo de Trabalho de Humanização do instituto promove a Chegada do Papai Noel, distribuindo cerca de 400 presentes para os pacientes e alunos da Emei Prof. Antonio Branco Lefevre, escola infantil que fica em frente ao instituto.