Paciente SUS

  Consulta Ambulatorial

Agendamento da primeira consulta SUS

Moradores de São Paulo: Seguimos o programa de atendimento regionalizado da Secretaria Estadual da Saúde que direciona todas as vagas de primeira consulta para as UBS – Unidades Básicas de Saúde, proporcionando ao paciente atendimento próximo de sua residência.

Não agendamos consultas diretamente e atendemos somente pacientes com consultas agendadas nas UBSs pelo sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, para onde enviamos nossas vagas disponíveis.

Moradores da Grande São Paulo, interior ou litoral de SP:  devem recorrer aos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), localizados em cidades que possuem hospitais capacitados para atenderem à demanda dos municípios vizinhos.

Moradores de outros Estados: devem solicitar à Secretaria da Saúde de sua cidade o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para que a própria Secretaria da Saúde procure os recursos de saúde dentro do seu Estado, ou de outro mais próximo, para realizar seu tratamento.

Esclarecimentos sobre Avaliação CROSS

O paciente passará por uma avaliação com médico ortopedista. Como este instituto atende, prioritariamente, casos cirúrgicos de alta complexidade, a avaliação tem como objetivo saber se o seu caso tem a gravidade necessária para ser tratado aqui. Se o médico julgar que não é possível matriculá-lo para tratamento aqui, o paciente será encaminhado para outro serviço de saúde da Rede Pública.

Orientações para consulta ambulatorial

Somente será permitida a entrada no ambulatório 30 minutos antes do horário de sua consulta (exceto para pacientes que chegam de ambulância).  Venha acompanhado de apenas uma pessoa. Estas medidas garantirão mais conforto para todos e menos tempo de espera para você.

Reagendamento de consulta/paciente SUS

 Informamos que o reagendamento deverá ser feito pessoalmente, no setor de registro – andar térreo, das 7h às 16h, de 2ª a 6ª feira.

Marcação de consulta na Medicina do Esporte

informamos que consultas junto ao grupo de Medicina Esportiva podem ser agendadas diretamente pelo atleta, no Setor de Registro deste Instituto mediante apresentação de encaminhamento médico com diagnóstico endereçado à Medicina Esportiva e da carteira da Federação esportiva a que pertence. Nosso endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos nº 333 – térreo, de 2ª a 6ª feira, das 7 às 16 h.

Resultados de Exames de Imagem

Solicitação de laudo médico

Moradores de São Paulo: A solicitação de laudo médico ou cópia de prontuário deve ser feita junto Setor de Laudo – andar Térreo, de 2ª a 6ª feira, das 7 às 16h.  Para isso, o paciente deverá vir pessoalmente ou enviar um representante legal (parente de 1º grau) devidamente documentado e fazer o pedido no referido setor.

Morador de outro estado ou outra cidade (fora da Grande São Paulo):  A solicitação de relatório médico pode deve ser feita  por e-mail, enviando para: [email protected] a documentação abaixo,  escaneada e anexada a este e-mail.

Cópias de Documentos necessários para envio: (solicitação pelo paciente)

  • RG (anexo)
  • Carta de próprio punho com a solicitação (anexo)
  • Comprovante de endereço atualizado (anexo)

Solicitação por parente de 1º grau:

  • RG do solicitante (anexo)
  • Comprovação de parentesco (anexo)
  • Documentos do paciente (anexo)

Por Procurador:

  • RG (anexo)
  • Procuração (anexo)
  • Documentos do paciente (anexo)

Orientações do Serviço Social

As assistentes sociais podem orientar e intervir nas questões sociais que interferem no processo de tratamento dos pacientes do Ambulatório, Pronto Socorro e Enfermarias. Também oferecem esclarecimentos sobre a utilização adequada dos serviços prestados pelo hospital e os recursos comunitários sociais e de saúde.

Informam, ainda, sobre outros assuntos de interesse, como: os direitos previdenciários e trabalhistas, benefício de prestação continuada, isenção tarifária, passe livre e tratamento fora de domicílio (TFD).

Horário de atendimento da equipe:

No Pronto-Socorro: 24 horas ininterruptamente

Nos Ambulatórios: 7:00 às 18:00h – de 2ªs às 6ªs feiras

Nas Enfermarias: 7:00 às 16:00h – de 2ªs às 6ªs feiras

Manual de Orientação do Serviço Social

Oficina Ortopédica

O paciente é encaminhado pelo médico que prescreve a órtese / prótese e/ou calçado ortopédico à Recepção da Oficina Ortopédica, portando a prescrição médica para realizar as medições, de modo que se inicie o processo de confecção do produto ortopédico.

O horário de atendimento da Oficina de Órteses e Próteses é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 15h30.

Não esqueça de trazer a sua RECEITA prescrita pelo profissional de saúde especializado, responsável pelo seu tratamento. Solicitamos chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência ao horário agendado.

Ao chegar na Oficina, retire a sua senha. Você será atendido de acordo com a especialidade requerida.

Recomendações para as tomadas de medidas ou provas dos produtos

Na data agendada venha vestido conforme abaixo:

  • Próteses MMII*: Bermuda larga ou calção curto.
  • Órteses*: Bermuda ou calção largos.

              * Trazer o calçado ou o tênis que será usado com a prótese ou órtese em confecção.

  • Coletes, Órteses, Próteses MMSS: Camiseta justa de algodão e bermuda de lycra ou coton.

  Internação

Procedimentos para a internação

No dia da cirurgia, o paciente deverá comparecer ao Hospital, (no registro, setor de Internação/ andar térreo) no horário indicado, acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos, que ficará incumbida da guarda de seus pertences enquanto ocorrer a cirurgia.

O paciente utilizará somente roupa hospitalar e, por isso, deve trazer somente materiais de uso pessoal como escova, pasta de dente, sabonete, pente e chinelos. Evitar trazer dinheiro e objetos de valor, pois o hospital não se responsabiliza por perdas, danos de objetos ou extravio de dinheiro.

Orientações gerais sobre a Internação

Transferência de Hospital:

Informamos que transferências de um hospital para outro se faz através do Serviço Social ou Médicos do hospital onde o paciente está internado para a Central Reguladora de Vagas em Hospitais.

Refeições

São servidas 5 refeições por dia (6 para pacientes diabéticos)

DESJEJUM: a partir das 8h

ALMOÇO: a partir das 12h

LANCHE DA TARDE: a partir das 14:30h

JANTAR: a partir das 18h

LANCHE DA NOITE: a partir das 20h

LANCHE PARA DIABÉTICOS: a partir das 22h

Os copeiros recolherão a refeição 30 minutos após a sua entrega.  Todos os utensílios recebidos (bules, xícaras, pires, pratos, potes de feijão, sopeiras, talheres de inox, cobre pratos, canecas de plástico e jarras de água) devem ser devolvidos à Equipe de Nutrição.

A entrada de alimentos para PACIENTES será permitida somente mediante autorização escrita de Nutricionista responsável.

Todo alimento autorizado deve ser providenciado para consumo imediato, seguindo normas de segurança alimentar, não sendo permitido o armazenamento dos mesmos.

Informações clínicas sobre o paciente
Nas enfermarias às 7h
Na UTI das 13h30 às 14h

Troca de Acompanhante

O paciente menor de 18 anos ou maior de 60 tem direito a um acompanhante maior de idade e, de preferência, do mesmo sexo (de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e do Idoso), durante as 24h, podendo haver rodízio (as exceções serão autorizadas pela Enfermagem).

A troca do acompanhante deverá ser feita na Portaria do Ambulatório do IOT, das 7h às 11h e das 13h às 18h. Lembramos que a presença do acompanhante é fundamental para a plena recuperação do paciente, pois aprenderá com a equipe de enfermagem os cuidados que deverá ter com o paciente após a alta hospitalar.

Informações ao acompanhante do Hospital Dia

Refeições ao acompanhante

Tem direito à refeição, acompanhantes de pacientes menores de 18 anos e acima de 60 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente e Estatuto do Idoso (Lei 8069/90 | Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e Estatuto do Idoso – Lei 10741/03 | Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003)

Acompanhantes de pacientes deverão se dirigir ao 7º Andar – Refeitório.  Em casos de pacientes que necessitem de acompanhamento em tempo integral, a refeição do acompanhante será solicitada na enfermaria.

DESJEJUM: das 7 às 7:30h

ALMOÇO: das 11 às 11:30h

JANTAR: das 17:30 às 18h

Não é permitido entrada de alimentos para ACOMPANHANTE DE PACIENTE.

Orientação para familiares no momento do falecimento

Horário de Visita/ SUS

O visitante SUS deve se apresentar na Portaria do Ambulatório, portando documento com foto, para realizar o cadastro de acesso e retirar etiqueta de identificação.

Unidade Andar Horário Acesso permitido a:
Pronto Socorro Prédio Anexo ao IOT 13h às 20h 2 visitantes por vez, com revezamento (se houver acompanhante, 01 visitante por vez)
Enfermarias 5ºB, 2ºA, 2ºB e 1ºB 13h às 20h 2 visitantes por vez, com revezamento (se houver acompanhante, 01 visitante por vez)
UTI 1ºA 13h30 às 14h
19h30 às 20h
2 visitantes, com revezamento

Obs.: O Hospital não permite a entrada de crianças menores de 12 anos.

  Pronto Socorro

Atendimento no Pronto Socorro

O Pronto Socorro IOT oferece atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em situação de emergência ortopédica como fraturas, traumas, amputações, referenciados pelas unidades de saúde.

Diariamente – 24 horas
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos s/nº
Cerqueira César – São Paulo / SP

Como Unidade de Emergência Referenciada do Complexo Hospital das Clínicas, o Pronto Socorro presta atendimento baseado no “Acolhimento com Classificação de Risco”, ou seja, ao chegar ao hospital o paciente primeiramente será encaminhado para a classificação de risco.

Pacientes trazidos de ambulância pelo resgate e/ou referenciados pelas unidades de saúde e/ou em situação evidente de urgência, são encaminhados direto para a sala de emergência.


Paciente Convênio Particular

  Consulta Ambulatorial e Exames

Como marcar consulta

Informamos o telefone do Call Center de nosso setor de Convênios/Particulares, para agendamento de consulta e outras informações sobre os planos de saúde que atendemos:

(11) 3145-4050.

ATENÇÃO: Confirmar a categoria do plano de cada convênio antes do agendamento da consulta, pois as empresas apresentam características contratuais diferentes.

Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h

Sábado das 07h às 13h

Se preferir, temos agendamento online: https://hcffm.centraldemarcacao.com.br/

Convênios atendidos

https://www.iothcfmusp.com.br/pt/assistencia-ao-paciente/consulta/convenios-e-particulares/lista-de-convenios-atendidos/

Serviços oferecidos

  • Consultas
  • Reumatologista (somente particular)
  • Rx panorâmico
  • Terapia por ondas de choque (somente particular)

Testes realizados no Laboratório de Estudos do Movimento

  • Teste ergométrico (condição cardíaca)
  • Teste ergoespirométrico (condição cardiorrespiratória
  • Avaliação isocinética (condição muscular)
  • Baropodometria (condição de desempenho de marcha e corrida)

Médicos que atendem no setor de convênios/particulares IOT

https://www.iothcfmusp.com.br/pt/assistencia-ao-paciente/consulta/convenios-e-particulares/lista-de-medicos/

Orientações sobre a Oficina Ortopédica

Este Instituto possui uma Oficina Ortopédica destinada a atender pacientes deste hospital. Pacientes externos a este Instituto também poderão solicitar a confecção de próteses e órteses na Oficina Ortopédica do IOT e, para informação sobre a confecção e orçamento, deverá ter em mãos a receita médica do tipo de órteses ou prótese que necessita e enviá-la por e-mail para [email protected]   ou pelo fone/fax (11) 2661-7663.

Após esta providência, você será contatado pelo pessoal da Oficina e, se necessário, será agendada uma data para que seja feito um molde para confecção da órtese ou prótese.

  Internação

Orientações para a internação /Convênio ou Particulares

Refeições:

servido 5 refeições por dia (6 para pacientes diabéticos)

DESJEJUM: a partir das 8h

ALMOÇO: a partir das 12h

LANCHE DA TARDE: a partir das 15:00

JANTAR: a partir das 18h

LANCHE DA NOITE: a partir das 21h

LANCHE PARA DIABÉTICOS: a partir das 22:30h

Os copeiros recolherão a refeição 30 minutos após a sua entrega.  Todos os utensílios recebidos (bules, xícaras, pires, pratos, potes de feijão, sopeiras, talheres de inox, cobre pratos, canecas de plástico e jarras de água) devem ser devolvidos à Equipe de Nutrição.

A entrada de alimentos para PACIENTES será permitida somente mediante autorização escrita de Nutricionista responsável.

Todo alimento autorizado deve ser providenciado para consumo imediato, seguindo normas de segurança alimentar, não sendo permitido o armazenamento dos mesmos.

Horário de Visita/ Convênio-Particular

O visitante do Convênio deve se apresentar na Portaria Central, portando documento com foto para realizar o cadastro e retirar a etiqueta de identificação.

Unidade Andar Horário Acesso permitido a:
Pronto Socorro Prédio Anexo ao IOT 13h às 22h 2 visitantes por vez, com revezamento (se houver acompanhante, 01 visitante por vez)
Convênio 4ºB 13h às 22h 4 visitantes por vez, com revezamento.
UTI 1ºA 13h30 às 14h
19h30 às 20h
2 visitantes, com revezamento

Obs.: O Hospital não permite a entrada de crianças menores de 12 anos.

  Pronto Socorro

Atendimento no Pronto Socorro

O Pronto Socorro IOT oferece atendimento a pacientes de convênios ou particulares em situação de emergência ortopédica como fraturas, traumas, amputações, referenciados pelas unidades de saúde.

Diariamente – 24 horas

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos s/nº

Cerqueira César – São Paulo / SP

Como Unidade de Emergência Referenciada do Complexo Hospital das Clínicas, o Pronto Socorro presta atendimento baseado no “Acolhimento com Classificação de Risco”, ou seja, ao chegar ao hospital o paciente primeiramente será encaminhado para a classificação de risco.


Contatos

Entre em Contato

Telefone/PABX: 11 2661-6000

Fale conosco: https://www.iothcfmusp.com.br/pt/fale-conosco/

Ouvidoria: https://www.iothcfmusp.com.br/pt/ouvidoria/

Estacionamento

No entorno do hospital somente é permitida a permanência por 20 minutos.

O Hospital das Clínicas possui estacionamento, com serviço de valet, por um período de 12h para visitantes (verifique o valor).

Como chegar ao IOT

https://www.iothcfmusp.com.br/pt/localizacao/