Ao mestre Napoli, com carinho

O Prof. Manlio Mario Marco Napoli, precursor do Grupo do Tornozelo e Pé no IOT, recebeu em 2004, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o título de Professor Emérito, por sua contribuição para o progresso das atividades acadêmicas da FMUSP.

No mês de julho, também foi homenageado pelo Grupo de Tornozelo e Pé e os Professores Titulares do IOT , em reconhecimento ao seu relevante trabalho para o desenvolvimento da ortopedia e consolidação da cirurgia do tornozelo e pé nesta instituição e no Brasil.

(da esq): Dr. Marcos Corsato, Prof. Titular Gilberto Luis Camanho, Prof. Tulio Diniz, Prof. Manlio Napoli, Professores Titulares Olavo Pires de Camargo e Tarcisio Barros Filho

(da esq) Dr. Marcos Corsato, Prof. Titular Gilberto Luis Camanho, Prof. Tulio Diniz, Prof. Manlio Napoli, Professores Titulares Olavo Pires de Camargo e Tarcisio Barros Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Napoli e médicos do IOT

Prof. Napoli e médicos do IOT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor Emérito

Mais conhecido como Manlio Napoli, iniciou suas atividades acadêmicas e médicas na clínica ortopédica e traumatológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, em 1946. Fez residência médica nos anos de 1947 e 1948, nesse mesmo serviço. A partir dessa data filiou-se definitivamente à Escola do Professor Godoy Moreira, na qual realizou toda sua carreira universitária. Em 1964, defendeu tese de livre-docência, sobre sua experiência no Tratamento Cirúrgico do Pé Equinovaro Congênito.

De Auxiliar de Ensino, chegou a professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, após concurso de títulos e provas, em 1986. Foi eleito Presidente Mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé.

Publicou 13 livros didáticos. Criou novos centros de ensino e pesquisa fora da FMUSP, como o Clube do Pé, entidade particular de ensino e pesquisa, hoje existente em vários estados brasileiros.Manlio Mario Marco Napoli recebeu 27 homenagens e honrarias desde o início de sua carreira.