O Prof. Manlio Mario Marco Napoli, precursor do Grupo do Tornozelo e Pé no IOT, recebeu em 2004, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o título de Professor Emérito, por sua contribuição para o progresso das atividades acadêmicas da FMUSP.
No mês de julho, também foi homenageado pelo Grupo de Tornozelo e Pé e os Professores Titulares do IOT , em reconhecimento ao seu relevante trabalho para o desenvolvimento da ortopedia e consolidação da cirurgia do tornozelo e pé nesta instituição e no Brasil.
Professor Emérito
Mais conhecido como Manlio Napoli, iniciou suas atividades acadêmicas e médicas na clínica ortopédica e traumatológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, em 1946. Fez residência médica nos anos de 1947 e 1948, nesse mesmo serviço. A partir dessa data filiou-se definitivamente à Escola do Professor Godoy Moreira, na qual realizou toda sua carreira universitária. Em 1964, defendeu tese de livre-docência, sobre sua experiência no Tratamento Cirúrgico do Pé Equinovaro Congênito.
De Auxiliar de Ensino, chegou a professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, após concurso de títulos e provas, em 1986. Foi eleito Presidente Mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé.
Publicou 13 livros didáticos. Criou novos centros de ensino e pesquisa fora da FMUSP, como o Clube do Pé, entidade particular de ensino e pesquisa, hoje existente em vários estados brasileiros.Manlio Mario Marco Napoli recebeu 27 homenagens e honrarias desde o início de sua carreira.