Jogos Anuais da Terapia Esportiva

Será realizada no dia 08 de dezembro, a partir das 8h, a 40a edição dos JOGOS ANUAIS DE TERAPIA ESPORTIVA. Promovido pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o evento reunirá cerca de 40 jovens portadores de paralisia cerebral que disputarão provas de revezamento, arremesso, queimada, pênalti, alvo e futebol de salão.

 

A competição marca o encerramento de atividades de terapia esportiva realizadas durante todo o ano com pacientes do grupo de paralisia cerebral do hospital. Uma equipe multiprofissional se utiliza de diversas modalidades do esporte para estimular as funções do aparelho locomotor destes pacientes, auxiliando-os no processo de reabilitação global e desenvolvimento de sua sociabilização. Paralelamente aos exercícios, assistentes sociais e fisioterapeutas realizam reuniões e atividades com as mães e familiares dos pacientes.

 

Segundo os coordenadores do programa, a atividade esportiva reintegra à sociedade pessoas que sequer saíam de casa. Os pacientes são motivados a explorar suas potencialidades e ajudar uns aos outros.

 

A paralisia cerebral é uma lesão do sistema nervoso central que ocorre antes, durante ou depois do parto – até os 6 anos de idade, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação no cérebro. Além dos problemas motores, alguns pacientes podem apresentar comprometimentos mentais, auditivos, visuais ou fonatórios.

 

A terapia possibilita o aumento da resistência à fadiga, melhora a condição cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, agilidade, coordenação, rapidez, velocidade, equilíbrio, autoconfiança e independência do paciente. Estes jogos anuais proporcionam um ambiente motivador, que conduz o paciente a um estágio de maior confiança e a conscientização de seus limites e potencialidades. O resultado é uma melhor qualidade de vida.

 

Data: 08 de dezembro de 2015

Horário: 8h

Local: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz – Rua Arthur Azevedo,

           nº 1 – São Paulo – SP