Ortopedista do IOT apresenta estudo no AAOS 2018 Annual Meeting

Ortopedista do IOT apresenta estudo no AAOS 2018 Annual Meeting

No dia 10 de março, Dr. Luís Eduardo Tírico, do grupo de joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, participou de um dos congressos mais importantes da área de ortopedia, o AAOS 2018 Annual Meeting – Congresso da Academia Americana de Ortopedia, em New Orleans (EUA), apresentando seu estudo: “Transplante osteocondral a fresco em lesões do côndilo femoral: O padrão ouro para reparo da cartilagem articular no joelho”.

A pesquisa descreveu que as lesões isoladas do côndilo femoral representam 75% dos procedimentos de reparo da cartilagem realizados na articulação do joelho, e existem uma variedade de técnicas a serem consideradas como opções de tratamento cirúrgico. O transplante osteocondral homólogo a fresco é uma abordagem valiosa e bem-sucedida para este tipo de lesão.

“Nosso estudo demonstrou que a técnica moderna do transplante osteocondral a fresco, que utiliza enxertos cilíndricos finos, foi muito eficaz no tratamento de pacientes com lesões de cartilagem do côndilo femoral”, observou Dr. Tírico. Em 200 casos, observamos uma taxa de satisfação de 89% dos pacientes tratados por este método, juntamente com melhora significativa nos escores clínicos e uma baixa taxa de falha do enxerto (8%)”.

O procedimento de transplante osteocondral a fresco é um procedimento que vêm sendo realizado no IOT nos últimos anos, sendo o hospital pioneiro neste procedimento no Brasil, tendo realizado o primeiro transplante no ano de 2012.