Professor Titular da Ortopedia do HC toma posse como novo Diretor da FMUSP

Professor Titular da Ortopedia do HC toma posse como novo Diretor da FMUSP

Como é tradição na FMUSP, a cerimônia de posse do Diretor, Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, e do Vice-Diretor, Prof. Roger Chammas, esteve repleta de autoridades, representantes de entidades civis e área médica, dirigentes de outras universidades, diretores e ex-diretores de unidades da USP, professores, estudantes e funcionários, que lotaram o Teatro da FMUSP na celebração realizada hoje, 12 de novembro.

 

Após receber o capelo – vestimenta complementar simbolizando sua posse no cargo – das mãos do ex-diretor, Prof. Jose Otavio Costa Auler Jr, o novo diretor proferiu seu discurso de posse enfatizando as prioridades de sua gestão. “Manteremos os princípios estabelecidos no Projeto 2020 de gestão aprovado pelo colegiado desta Casa há 8 anos, ou seja, manteremos os olhos na humanização, na integração, na internacionalização, na excelência do ensino, na incorporação de novas tecnologias e na sustentabilidade”, disse Prof. Tarcisio.

O novo diretor ressaltou a importância da educação integral dos alunos, da ética nos compromissos e na convivência diária do profissional de saúde, e a importância do atendimento digno e da solidariedade para com a parcela mais necessitada da população. Reforçou a necessidade de manter a integração dos grupos de pesquisa, que vêm proporcionando resultados cada vez mais significativos em termos de produção científica para a FMUSP.

Anunciou o encontro FMUSP 2020, a ser realizado em dois anos, para tratar dos rumos de gestão para os próximos anos. “Temos que nos questionar que tipo de profissional de saúde queremos formar em 2030; quais as correções de rumo que devem ser feitas nos nossos eixos temáticos; se há necessidade de inclusão de novos eixos temáticos; quais as propostas com relação à nossa inserção e colaboração para os sistemas de saúde”, destacou.

O Reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, rememorou brevemente a origens de algumas das mais importantes instituições de ensino e pesquisa no estado de São Paulo, ressaltando em especial a responsabilidade social e o papel da USP e da FMUSP para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. “As atividades do Estado são sempre conjuntas e a presença de importantes personalidades comprovam esse importante papel exercido pela nossa Universidade”.

O secretário de Saúde do estado de São Paulo e ex-reitor da USP, Prof. Marco Antonio Zago, afirmou que a sociedade paulista continuará olhando para a FMUSP como modelo e local de renovação do conhecimento. “A extensão universitária, a liderança e a pesquisa inovadora exercidas pela FMUSP possuem um papel enorme dentro da rede da Secretaria Estadual da Saúde e para o Sistema Único de Saúde”, disse.

O Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho foi Vice-Diretor da instituição de 2014 a 2018, é Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia desde 2003 e Chefe do Serviço de Coluna Vertebral do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.

O Vice-Diretor, Prof. Roger Chammas é docente da Faculdade de Medicina desde 2000, Professor Titular de Oncologia desde 2009 e coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

(Texto: FMUSP)