42º edição dos Jogos Anuais da Terapia Esportiva

42º edição dos Jogos Anuais da Terapia Esportiva

Há 42 anos a Equipe Interprofissional do Grupo de Medicina do Esporte atende os pacientes com Paralisia Cerebral do IOT- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas desenvolvendo, além do tratamento cirúrgico e da reabilitação física, uma programação denominada Terapia Esportiva, cujo mentor foi o Prof. João Gilberto Carazzato.

A Terapia Esportiva é realizada semanalmente, na quadra poliesportiva da AAAOC – Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz da F.M.U.S.P, onde os pacientes desenvolvem a prática de várias modalidades esportivas. Além dos benefícios que a prática do esporte traz à saúde, esta atividade conduz o paciente a um estágio de maior confiança, conscientização dos seus limites e das suas potencialidades.

Ao final do ano acontece um evento esportivo e de confraternização entre os pacientes denominado JATE – Jogos Anuais da Terapia Esportiva – que neste ano ocorreu no último dia 13, e contou com a presença da Agruban, Batalhão de Guarda e o Sr. Cristian Guolo do Núcleo de Planejamento e Gestão(representando o Superintendente do HC).

 

 

Na abertura do JATE, Dr. André Pedrinelli (Chefe do Grupo de Medicina do Esporte), Dr. Adilson de Paula (Chefe da equipe de Paralisia Cerebral), Felix Andrusaitis (Terapia Esportiva) e o idealizador do projeto Prof. João Gilberto Carazzato falaram sobre a importância da atividade e os benefícios que ela traz aos pacientes.

(da esq): Dr. André Pedrinelli, Dr. Adilson de Paula, Dr. Sérgio Okane, Prof. Carazzato, Felix Ricardo e Cristian Guolo

Abertura do JATE 2018

Além do troféu João Gilberto Carazzato, entregue à paciente que se destacou neste ano, Karoline Ribeiro dos Santos, o Grupo homenageou com placas de agradecimento à presidente da AAOC (Isabela Argolo), por ceder o espaço da Quadra para as atividades durante todo ano e pelos seus 90 anos, e ao Diretor Executivo do IOT (Dr. Sérgio Yoshimasa Okane), em razão dos 65 anos do Instituto.

Entrega do Troféu Destaque 2018

 

Homenagem aos 65 anos do IOT

 

Entrega da Placa de Homenagem à AAAOC

 

 

O evento também contou com o apoio dos parceiros: CEGOM, Restaurante Orquídea, AAAOC, Village CEPAM, Supermercado Luzita, e dos senhores Luis Carlos de Oliveira e Eliseu de Paula.

O JATE 2018 foi encerrado com entrega dos troféus aos times e de medalhas a todos os participantes, demonstrando que cada um foi vitorioso.