Junho Verde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2 e 4% da população mundial possui escoliose idiopática, causada por desvio da coluna progressivo e sem causa aparente. Se considerarmos população brasileira, são aproximadamente 6 milhões de pessoas, em especial, adolescentes do sexo feminino, grupo etário com maior prevalência.

Existem vários tipos de escoliose: congênito, sindrômico, neuromuscular e idiopático. O tipo idiopático é o mais comum. Mas, independentemente do tipo de escoliose, a descoberta precoce é fundamental para o sucesso do tratamento conservador, segundo o especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, Alexandre Fogaça. “Evitando assim cirurgias complexas e de alto custo, ressalta o especialista.

Segundo Fogaça, a evolução da deformidade pode causar dor, problemas respiratórios e até mesmo problemas neurológicos.

De maneira geral, ao olhar a pessoa de frente, a coluna vertebral parece reta, porém, quando observada de lado, tem curvaturas fisiológicas na região do pescoço (lordose cervical), do tórax (cifose torácica), da cintura (lordose lombar) e da pelve (cifose sacrococcígea), cujo formato lembra a letra ‘S’.

O tratamento para a escoliose evoluiu muito ao longo das últimas décadas. Porém, depende da gravidade da deformidade da coluna e varia entre procedimentos não cirúrgicos como o uso de coletes, exercícios específicos e até tratamentos mais invasivos como cirurgias.

Junho Verde e Dia Internacional da Escoliose Idiopática

O Junho Verde é o mês de Conscientização Mundial da Escoliose. Desde 2013, O Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose Idiopática é celebrado no último sábado de junho. Em 2022, será dia 25 de junho.