FÓRUM SEGURANÇA E SAÚDE REUNIU AUTORIDADES, PROFISSIONAIS E MOTOCICLISTAS

FÓRUM SEGURANÇA E SAÚDE REUNIU AUTORIDADES, PROFISSIONAIS E MOTOCICLISTAS

O I Fórum Segurança e Saúde do IOT aconteceu no dia 1º de julho, no Teatro da FMUSP, onde 129 participantes, entre profissionais da saúde, do trânsito e motociclistas ouviram palestras diversas sobre o tema acidentes de motos.

O Fórum reuniu palestrantes de todas as áreas ligadas ao tema, como órgãos do trânsito, sindicato dos motociclistas, polícia, e médicos.

Durante o evento, o IOT também apresentou dados coletados internamente sobre os acidentados que passam por aqui. Segundo o levantamento feito durante seis meses, dos 255 acidentados acompanhados, 84 precisaram de internação e, destes, 54% tiveram fratura exposta, 32,3% tiveram seqüelas permanentes, 14,7% ficaram paraplégicos ou sofreram amputação e 82,4% ficaram mais de seis meses afastados do emprego.

A média foi de 18 dias de internação, sendo que 14% dos pacientes, após a alta médica, precisaram ser reinternados. Além da ocupação de leitos, a internação dos 84 pacientes representou um custo de, aproximadamente, R$ 3 milhões à instituição. A maioria dos acidentes ocorreu em colisões com carro.
 “Além de gerar um alto custo para o Estado, muitos destes pacientes terão consequências para o resto da vida”, disse o Dr. Marcelo Rosa, ortopedista da microcirurgia.

As informações trocadas durante o evento estão sendo compiladas pelos organizadores do Fórum – Profª Júlia Greve e Dr. Marcelo Rosa – com o objetivo de elaborar propostas que contribuam para diminuição do número destes acidentes.

CSC_017