IOT celebra 72 anos de dedicação e excelência médico-científica

IOT celebra 72 anos de dedicação e excelência médico-científica

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HCFMUSP completa, neste mês de julho, 72 anos de dedicação e excelência no atendimento e tratamento de doenças e lesões musculoesqueléticas.

Hoje, o IOT ocupa 25.000 m² de área construída. Considerado entre os maiores hospitais da América Latina em sua especialidade, tem sua qualidade certificada pelo selo de Acreditação ONA II – Acreditado Pleno.

O IOT distingue-se também por ser credenciado como Centro Médico de Excelência da FIFA na América Latina.

Criado em 31 de julho de 1953, quando foi inaugurada a Clínica Ortopédica e Traumatológica, tornou-se a primeira clínica especializada a deixar o prédio do Instituto Central (berço do HCFMUSP).

Sua criação está vinculada à epidemia de Poliomielite Anterior Aguda que atingiu São Paulo no início da década de 50.  Ao novo Instituto coube a função de receber os casos em fase de comprometimento respiratório.

Com a erradicação da poliomielite, o IOT pôde ser utilizado para o atendimento, pesquisa e ensino de importantes afecções ortopédicas. Desde 1990, seu nome passou a ser Instituto de Ortopedia e Traumatologia F.E.Godoy Moreira.

A partir desse papel histórico na epidemia de poliomielite, o IOT consolidou-se como referência nacional e internacional em diversas áreas, como lesões raquimedulares, micro cirurgias reconstrutivas e reimplantes de membros. Confira o vídeo institucional do IOT e conheça mais sobre o Instituto.

Conecta FMUSP-HC