IOT E FIFA TREINAM MÉDICOS PARA A COPA 2014

O IOT e a FIFA realizaram treinamento para 45 médicos que deverão atuar nos estádios das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.  O curso, que tem como um dos organizadores o Dr. André Pedrinelli, coordenador do Centro Médico de Excelência da FIFA, foi conduzido pelo instrutor FIFA Efraim Kramer, da África do Sul, responsável pelo departamento médico de Joanesburgo, na última Copa do Mundo.

Foram abordados temas como problemas cardíacos com jogadores em campo, equipamentos médicos necessários em cada estádio e formas de agir em caso de tumultos envolvendo torcedores.

No dia 13 de setembro o curso teórico foi realizado no IOT e, no dia 14, o curso prático foi feito no Parque São Jorge, simulando casos que demandam atendimento médico especializado em estádios de futebol. Todos os protocolos de atendimento exigidos pela FIFA foram demonstrados no curso.

Também foram discutidos aspectos como a qualificação dos médicos e a quantidade de profissionais da área de saúde necessária por jogo, sistema de comunicação dentro e fora dos estádios, além dos aspectos médicos relacionados a eventos desse porte. 

 O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas é o único Centro Médico de Excelência credenciado pela FIFA na América Latina.

 

Treinamento teórico no IOT

Treinamento teórico no IOT

Curso prático, com simulações no campo

Curso prático, com simulações no campo