70% DAS LESÕES DE FUTEBOL SOCIETY SÃO TRAUMÁTICAS

70% DAS LESÕES DE FUTEBOL SOCIETY SÃO TRAUMÁTICAS

No Brasil, o futebol é um dos esportes mais popular e praticado. Acessível a atletas amadores e recreacionais, o futebol de lazer (futsal, futebol society) necessita de pouco espaço físico e um reduzido número de jogadores. Segundo o médico do esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, André Pedrinelli, o baixo investimento necessário na modalidade facilita a organização de partidas e campeonatos.Nos finais de semana, os prontos-socorros de ortopedia recebem inúmeros jogadores lesionados durante as partidas. A maioria dos pacientes são praticantes esporádicos da atividade física, os chamados “atletas de finais de semana”. “ 70% das lesões que chegam nas urgências  são traumáticas”, diz Pedrinelli.

Quanto mais velho o atleta, a probabilidade de sofrer uma lesão aumenta. Os membros inferiores são os mais acometidos por lesões, principalmente joelho e tornozelo. Nos homens, as lesões ligamentares do tornozelo predominam e, nas mulheres, há uma maior incidência de contusões no joelho. O principal motivo das lesões é a contusão entre jogadores.

Os praticantes da modalidade precisam ter um preparo. “Um bom condicionamento físico aumenta a capacidade de proteção da musculatura, e alongamentos previnem a incidência de estiramentos”, orienta o especialista.