CONVÊNIO INTERNACIONAL TRAZ ESTUDANTES DO CANADÁ AO IOT

CONVÊNIO INTERNACIONAL TRAZ ESTUDANTES DO CANADÁ AO IOT

Desde janeiro, as canadenses Cindy Dubord e Madeline Doyle estão no IOT cursando pós-graduação em Terapia Ocupacional, graças a um convênio inédito firmado entre a área de T.O. do IOT e a Universidade de Mc Gill,da cidade de Montreal, Canadá.

De janeiro a março, as canadenses participam de atividades teóricas e práticas (atendimento), supervisionadas pela equipe médica e de Terapeutas Ocupacionais do IOT. Após esse período, voltarão para seu país e apresentarão um relatório final do que aprenderam aqui.

O objetivo com esse convênio foi criar um vínculo entre o IOT e a Universidade do Canadá, abrindo espaço para o desenvolvimento de pesquisas e publicações, além de, futuramente, também enviar nossos profissionais para o Canadá.

Para Cindy Dubord, 30 anos, a experiência aqui está sendo muito boa: “É muito diferente como se trabalha em equipe aqui, o ensino, a terapia, a mente aberta e criativa de todos. São inovadores”.

No Canadá, Terapia Ocupacional é especialização. Com graduação em Kinesiologia (estudo do movimento), Cindy explicou que em seu país aprendeu a teoria e que aqui praticou mais. “Agora entendo melhor, me sinto mais confortável para trabalhar com fraturas lá. Aqui aprendi sobre lesões que nunca vi no Canadá, são muitos acidentes de motos por aqui”.

Para Madeline Doyle, 24 anos, que tem a formação em Neurociências, estudar aqui também é muito interessante e bem diferente de seu universo de atuação (saúde mental). “Aprecio muito a ortopedia, usar as mãos, fazer órteses. Fiquei muito feliz em vir para cá, a equipe daqui é muito legal. Deram um suporte muito bom no meu ensino”.

Fazendo uma comparação entre os dois países, Madeline complementou. “Em pesquisa, vejo que hoje temos mais recursos no Canadá para publicações. Já aqui, vejo que são muitos pacientes e mais dados. Isso pode ser muito bom para as pesquisas”.