IOT DÁ DICAS PARA EVITAR DORES PELO USO EXCESSIVO DE TABLETS E SMARTPHONES

IOT DÁ DICAS PARA EVITAR DORES PELO USO EXCESSIVO DE TABLETS E SMARTPHONES

Lesões e problemas posturais podem ser causados pelo uso e posicionamento inadequado de equipamentos portáteis

Smartphones, tablets, e notebooks fazem parte da vida moderna, permitindo estar conectado ao mundo a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas, segundo o especialista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP,  Mateus Saito, essa autonomia dada pela modernidade trás lesões nos dedos pelo excesso de digitação e problemas posturais.

O uso da tecnologia aumenta as chances de desenvolver dor no polegar quando comparado com usuários de celular sem internet. “Para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama. A articulação da base do polegar também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular deste dedo”, explica Saito.

Segundo o especialista, se a pessoa faz uso dos aparelhos e os posiciona de maneira confortável para os olhos, provavelmente seu uso se torna desconfortável para as mãos e braços. Quando posicionados de maneira confortável para mãos e braços, é necessário posicionar o pescoço de uma maneira incômoda para a cabeça e coluna cervical.

A má posição da cabeça durante o manuseio dos tabletes e smartphones também pode levar a fadiga de alguns músculos responsáveis pelo posicionamento adequado, além de sobrecarregar discos da coluna cervical. “A musculatura cansada dói, e os discos degenerados podem evoluir para uma hérnia de disco”, alerta o ortopedista.
As dores consequentes do uso destes aparelhos podem ser tratadas com analgésicos e programa de fortalecimento e estabilização do pescoço e do dorso, através de exercícios específicos.

“Postura correta e o uso consciente são as melhores opções para usufruir das vantagens do mundo moderno sem comprometer a saúde, pois apesar da evolução estas ferramentas ainda não estão adaptadas para o uso por períodos prolongados”, finaliza Mateus.

Dicas:

• evitar o uso de aparelhos portáteis para produção de textos longos;
• ao utilizar os aparelhos procurar ficar numa posição de forma que haja um equilíbrio ente os olhos e as mãos;
• fortalecer os músculos com de atividades físicas de estabilização do tronco, sempre sobre a orientação de um profissional adequado;
• evitar de ficar mais de 30 minutos na mesma posição
• ao manusear o aparelho distribuir a carga entre as duas mãos