DA PÓLIO AOS ACIDENTES DE MOTOS

No dia 31 de julho, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP comemora 60 anos de existência. Na década de 40, São Paulo, em pleno desenvolvimento, com tráfego intenso e construções, deixava os corredores do Hospital das Clínicas repleto de pacientes acidentados no cotidiano da cidade em plena expansão.

foto8

Construção do Prédio do IOT

 

Na mesma época, a cidade vivenciava uma epidemia de poliomielite (paralisia infantil) e o próprio Presidente da República, Getúlio Vargas, perdeu um filho vítima da doença. A nova realidade fez surgir a necessidade da construção urgente de um hospital que atendesse os casos de trauma e paralisia infantil e, por isso, atendendo um pedido do Prof. Dr. Francisco Elias Godoy Moreira, na época diretor clínico do HC, Getúlio Vargas autorizou a construção do maior hospital especializado em ortopedia do Brasil.

 

 

 

Em 1953 foi inaugurada a Clínica Ortopédica e Traumatológica – a primeira clínica especializada a deixar o prédio do HC, onde ocupava dois andares – com uma área de 20.000m2, num edifício de 10 andares, um anexo de três andares, 300 leitos e um dos mais bem equipados do mundo. A unidade de Paralisia Infantil, na fase aguda da epidemia, possuía 50 leitos e era equipada com pulmões de aço, necessários ao tratamento dos pacientes com complicações respiratórias.

Com a erradicação da poliomielite, o hospital passou a ser utilizado para o atendimento, pesquisa e o ensino de outras importantes afecções ortopédicas. Atualmente, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia “F.E. Godoy Moreira” – assim denominado desde 1990 – ocupa 25.000m2 de área construída, com 11 salas cirúrgicas, 32 consultórios médicos, 155 leitos, 7 laboratórios de especialidades, 1200 funcionários, 9.000 consultas/ mês em ambulatório, 2600 atendimentos/ mês no Pronto Socorro, 500 cirurgias/ mês e um corpo clínico de mais de 160 médicos dedicados ao tratamento das enfermidades ortopédicas do aparelho locomotor.

Hoje, este sexagenário, idealizado para atender as vítimas de acidentes ocasionados pela vida moderna, atende no seu PS 35% de traumas por acidentes de trânsito, quedas, e arma de fogo.

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP é reconhecido como um dos principais centros de pesquisa do Brasil, é o Centro de Excelência da FIFA, é o único com uma equipe especializada em reimplantes de membros 24 horas, e está entre os maiores hospitais de ortopedia e traumatologia da América Latina.

 

Fonte: HC em Movimento