ESPORTE ENCERRA ATIVIDADES ANUAIS PARA PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

ESPORTE ENCERRA ATIVIDADES ANUAIS PARA PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

Promovido há 37 anos, o JATE encerra as atividades do programa terapêutico que acontece durante todo o ano no ginásio de esportes da AAAOC, onde os pacientes com paralisia cerebral realizam jogos de revezamento, arremesso, futebol, queimada e outras modalidades, para estimular as funções do aparelho locomotor e motivá-los a explorar suas potencialidades.

 

Esta atividade proporciona um ambiente motivador, que conduz o paciente a um estágio de maior confiança e à conscientização de seus limites e potencialidades. O resultado é uma melhor qualidade de vida.

 

O JATE 2013 – Jogos Anuais da Terapia Esportiva  acontecerá no próximo dia 12, às 8h, na AAAOC (Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, Rua Arthur de Azevedo, nº 1) e é aberto ao público.

 

Sobre a Terapia Esportiva

 

Tendo como parte de sua missão “promover ações de extensão à comunidade”, o IOT realiza um trabalho de integração de crianças e jovens portadores de paralisia cerebral que estão em tratamento no hospital. Todas as semanas, nas manhãs de 5ªs feiras, uma equipe formada por médicos ortopedistas e de medicina do esporte, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores físicos e voluntários desenvolvem atividades esportivas com estes pacientes, com o objetivo de promover sua socialização e reabilitação global.

 

Este programa, denominado Terapia Esportiva, representa para os profissionais a oportunidade de desenvolvimento da responsabilidade social, uma vez que se trata de atividade extra-hospitalar. Para os pacientes e familiares enfatiza o exercício da cidadania, usando o esporte como ferramenta.

 

Durante as horas em que permanecem no ginásio praticando atividades esportivas, são estimuladas as funções do aparelho locomotor dos pacientes, melhoram a condição cardiorrespiratória, aumentando sua resistência à fadiga e força muscular, além da flexibilidade, equilíbrio, autoconfiança e independência.

 

Assistentes sociais e fisioterapeutas também realizam reuniões e atividades físicas com os familiares acompanhantes, para melhor prepará-los e orientá-los quanto a sua atuação como cuidadores, sempre sob orientação e acompanhamento dos médicos residentes em medicina do esporte.