JOGOS ESPORTIVOS ENCERRAM ATIVIDADES ANUAIS DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

JOGOS ESPORTIVOS ENCERRAM ATIVIDADES ANUAIS DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

Tendo como parte de nossa  missão “promover ações de extensão à comunidade”, o IOT realiza, há 38 anos, um trabalho de integração de crianças e jovens portadores de paralisia cerebral que estão em tratamento no hospital. Todas as semanas, uma equipe formada por médicos ortopedistas e de medicina do esporte, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores físicos e voluntários desenvolvem atividades esportivas com estes pacientes, com o objetivo de promover sua socialização e reabilitação global.

Durante estas atividades, os pacientes são orientados para jogos de revezamento, arremesso, futebol, queimada e outras modalidades, para estimular as funções do aparelho locomotor e motivá-los a explorar suas potencialidades. Com isto, melhoram a condição cardiorrespiratória, aumentam sua resistência à fadiga e ganham força muscular, flexibilidade, equilíbrio, autoconfiança e independência.

Ao final do ano acontece o JATE (Jogos Anuais da Terapia Esportiva), marcando o encerramento das atividades anuais. O ginásio de esportes, repleto de familiares dos pacientes e funcionários do Hospital das Clínicas, se transforma em um ambiente motivador, que conduz o paciente a um estágio de maior confiança e conscientização de seus limites e potencialidades para adquirir melhor qualidade de vida. 

JATE 2014

Data: 11/12/2014

Horário: 8h

Local: Quadra da AAOC – Rua Artur de Azevedo, nº 1

CSC_070