Professor Titular toma posse como novo membro da Academia de Medicina de São Paulo

Professor Titular toma posse como novo membro da Academia de Medicina de São Paulo

No dia 17 de agosto, o Professor Titular Olavo Pires de Camargo,  do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, participou de solenidade de Posse Efetiva como novo Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo, com transmissão online.

Confira, abaixo, parte de seu discurso.

Agradeço a todos que me elegeram, e pretendo fazer jus à confiança que me depositaram.
Seguindo a liturgia da Academia, devo externar os motivos pelos quais me levaram a pleitear uma Cadeira na tão honrosa Academia de Medicina de São Paulo.

Isso não será tão difícil, como acadêmico que sou, posso até dizer que se acrescentar o caminho traçado pelo meu pai, ao qual segui em todos os seus passos, pode-se dizer que são mais de 60 anos.

Lembro-me ainda criança, seu entusiasmo em descrever suas discussões acaloradas na Sala de Congregação da FMUSP, suas agruras que passou em seu concurso para professor catedrático, suas inovações cirúrgicas e como descrevia seu amor aos pacientes.

Fiquei, assim, precocemente apaixonado pela medicina e particularmente pela Academia. Maduro no exercício da ortopedia, da pesquisa e do ensino médico, fica implícito pleitear essa Cadeira e tentar contribuir com o progresso daquilo que iniciaram sucessivas gerações de patronos, que fizeram gloriosa a nossa velha Academia.

Relembrando aos que me antecederam, não podia deixar de citar figuras importantes: Professor Zephirino do Amaral, meu tio-avô, foi presidente da Academia nos anos de 1932 e 33, durante a Revolução Paulista, foi um expoente Cirurgião Geral, formado catedrático pela USP, atuou com brilhantismo na Santa Casa de São Paulo, já que o Hospital das Clínicas ainda não existia.

Godoy Moreira, professor catedrático, meu tio-avô, também da Academia, fundou as bases da ortopedia atual, idealizou e construiu o nosso Instituto em 1953.

Flávio Pires de Camargo, meu pai, catedrático da Faculdade de Medicina, consolidou a obra de Godoy Moreira, impulsionou a Ortopedia para todo o Brasil. Ele entrou na Academia em 1954.

Com relação aos antigos ocupantes da Cadeira 47, citamos Edmundo Vasconcelos, o primeiro patrono, ele entrou em 1924 na FMUSP, vindo da Federal do Rio de Janeiro, e foi sucessor do Benedito Montenegro. Foi um habilíssimo cirurgião, estabeleceu as condutas atuais do ambiente cirúrgico. Quem o sucedeu foi o professor Aurélio Borelli, grande professor livre-docente, me ensinou as Moléstias Osteometabólicas. Uma figura amável, guardo gratas recordações dele.

Proponho encampar nessa luta, honrar a Cadeira 47, cujo patrono Edmundo Vasconcelos é um ícone da casa de Arnaldo. Muito obrigado

—