FMUSP e IOT PROMOVEM 1º MUTIRÃO DE CADEIRAS DE RODAS

FMUSP e IOT PROMOVEM 1º MUTIRÃO DE CADEIRAS DE RODAS

No último sábado(03), 100 crianças e adultos jovens com necessidades especiais atendidos pelo IOT receberam cadeiras de rodas personalizadas na Faculdade de Medicina da USP. As cadeiras de rodas foram adaptadas para atender às necessidades individuais de cada paciente e garantir que as pessoas tenham mais mobilidade e vida social. Com o Mutirão, pacientes que aguardariam cerca de um ano para ter a cadeira personalizada às suas necessidades já estão sendo atendidos agora.

Terapeutas ocupacionais do IOT foram responsáveis pelas orientações para a adaptação das cadeiras, que envolveu 30 alunos de graduação de Terapia Ocupacional da Faculdade no Programa de Capacitação, com 8h de aulas teóricas e duas semanas de aulas práticas. Os estudantes acompanharam os procedimentos que envolvem a prescrição e adaptação de cadeira de rodas junto aos pacientes.

A durabilidade média das cadeiras é de dois anos e, após este período, elas precisam ser trocadas ou readaptadas de acordo com o quadro clínico e a estatura do paciente em fase de crescimento. Os beneficiados foram encaminhados das clínicas de neurologia, reumatologia, pediatria, ortopedia e fisiatria.