Os grandes personagens da Humanidade, têm em comum, talentosas qualificações e a prática do extraordinário!

O professor Manlio Mario Marco Napoli, nasce em 05.12.1921 tendo sido registrado somente em 10/12/1921, na cidade de São Paulo – Capital. É filho de imigrantes italianos, Sr. Francisco Napoli e Sra. Hortência Cocino Napoli.

Inicia tardiamente os estudos primários em 1930, no Grupo Escolar “Marechal Floriano” e cursa o secundário em 1934, no Ginásio do Estado de São Paulo. Vale enfatizar que na época o ensino em instituições públicas é rigoroso e de alto nível.  Vários mestres têm destaque no seu desenvolvimento, dentre eles o Prof. Silveira Bueno que lhe dá uma excelente formação linguística, permitindo que o seu “hobby” de escritor fosse aflorado.

Dessa época de formação de caráter notam-se as características de competitividade, extrema autodisciplina, organizador impecável e rigoroso cumpridor de tarefas, que mais tarde dão embasamento em sua carreira profissional.

Concluído esse período ingressa no curso Pré-médico – “Colégio Universitário”, preparatório para o  vestibular de medicina em 1939. Logra êxito na primeira tentativa sendo aprovado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1941, na 23ª. colocação.

Na turma de formandos de 1946 (nº29) da FMUSP convive com contemporâneos que se tornam professores ilustres, tais como Prof. Dr. João Sampaio Goes, Prof. Dr.  Ricardo Veronesi, Prof. Dr. Orlando Lodovici, Prof. Dr. Bernadino Tranchessi, entre outros.

Suas atividades acadêmicas sempre são intensas e, de início participa da Liga de Combate à Sífilis, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde alcança o nível de responsável pelo ambulatório daquele setor.

Tem desempenho excepcional como aluno do curso médico e por vocação e méritos acadêmicos é selecionado para cursar a residência médica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, serviço sob a tutela do Prof. Dr. Francisco Elias de Godoy Moreira, em 1947. Através de concurso é aprovado para o cargo de Auxiliar de Ensino deste Departamento, em 1949.

O  estudo de dissecção em peças anatômicas lhe da o conhecimento detalhado da anatomia, além de uma destreza cirúrgica que sempre  são de notável reconhecimento. Estas habilidades incomuns, agregadas ao conjunto de “dom” e “arte” são incontestáveis.

No início da década de 1950, é convidado a iniciar estudos especializados na cirurgia do Pé e a partir de então, o seu desenvolvimento nesta área é extremamente destacado podendo ser considerado o 1º. Especialista na Cirurgia do Pé e Tornozelo do Brasil.

Entre suas iniciativas no âmbito particular ressalta-se a fundação do Hospital Anchieta em 1949, juntamente com outros quatro colegas, Dr. Paulo Canton, Dr. Eurico Toledo de Carvalho, Dr. João de Azevedo Lage e Dr. Mario Andreucci, destinado ao atendimento, em ambiente não institucional, de Traumatologia e Ortopedia. Ao longo de 54 anos de existência constitui-se numa referência nacional e internacional desse segmento hospitalar.

Junto ao Hospital Anchieta, cria  a residência médica para a formação de especialistas, tendo tido como  primeiro residente, o professor Dr. Marco Martins Amatuzzi que vem a ser um dos sucessores na cátedra no DOT-FMUSP. Durante os anos seguintes prepara cerca de 150 Membros Titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Nessa entidade, atua como professor e ativo cirurgião tendo registrados 4.000 operações até completar os noventa anos de idade, quando conclui suas atividades profissionais.

Constam da sua carreira, perante o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP (IOT-HC-FMUSP), várias atividades de ensino, pesquisa e assistência. É o primeiro chefe do Grupo do Pé, e  seu grande incentivador na formação de diversos especialistas nessa área. Com profícua atividade acadêmica milita  no período de 1949 a 1991.

Em 1964 no concurso de Livre Docência defende a tese sob o tema: “Tratamento Cirúrgico do pé equinovaro congênito recidivado e inveterado – contribuição à técnica e estudo crítico baseado em 155 casos” tendo sido aprovado com louvor. Este trabalho é considerado um marco no tratamento dessa intrincada enfermidade e é empregado universalmente como um método de escolha para correção dessa deformidade congênita.

A partir de 1966 por sua destacada atuação como assistente é guindado ao cargo de Diretor Clínico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HC-FMUSP) sob a coordenação do Professor Dr. Flavio Pires de Camargo. Esse período dá renome internacional ao IOT, devido a excelência do ensino, treinamento e assistência.

Em 1972, conquista o título de Professor Associado da FMUSP e, em 1986 obtém o título Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia – FMUSP.

Tem grande orgulho que os atuais Professores Titulares, são seus diletos alunos. O Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho é o atual Diretor da FMUSP; Prof. Dr. Olavo Pires de Camargo exerce o cargo de Chefe de Departamento de Ortopedia e Traumatologia e o Prof. Dr. Gilberto Luis Camanho, atua como Presidente do Conselho Diretor do IOT-HC-FMUSP

Ainda em 1972, motiva um grupo de interessados na subespecialidade de Pé e Tornozelo a participar de um Centro de Estudos que denominou  “Clube do Pé”.  Estes membros dão apoio e suporte à criação de uma sociedade que reúne os especialistas na cirurgia do pé. Funda, portanto, a Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé em 1975, hoje denominada ABTPé. Tem o mérito de fundador, consolidador e mantenedor dessa associação que é uma das pioneiras com reconhecimento internacional.

De sua atuação no Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da USP, é o corresponsável pela criação da biblioteca, juntamente com o Prof. Dr. Francisco Elias de Godoy Moreira. Participa da ampliação, e desenvolvimento durante os 42 anos de sua atividade junto ao Instituto. Hoje, a biblioteca ostenta orgulhosamente o título de melhor acervo bibliográfico na área de ortopedia e traumatologia no ambiente nacional e internacional e leva meritoriamente o nome de Biblioteca “Manlio Mario Marco Napoli”.

Como autor, publica 55 trabalhos em revistas científicas nacionais e internacionais, assim como 13 livros de natureza didática. Participa de 180 congressos destinados à prática da ortopedia; apresenta 260 trabalhos e profere 125 conferências sobre a patologia do Pé e Tornozelo. Além das atividades didáticas de ensino no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, também participa de  palestras e conferências em outros centros universitários, no País e Exterior. Recebe 27 homenagens e honrarias, relacionadas a especialidade de Pé e Tornozelo. Detém o Prêmio “Vittorio Putti”, em 1967 pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); Prêmio “Godoy-Moreira” em 1969 pela Associação Paulista de Medicina.

Com foco na pesquisa científica, em 2018 faz a doação dos recursos necessários à formação do laboratório de imagens avançadas, único na América Latina, dentro das instalações do IOT-HC-FMUSP. Por essa benemerência o laboratório é denominado “Professor Manlio Mario Marco Napoli – WBTC Ortopedia Especializada.”

No ambiente pessoal casa-se em 05/12/1950, com a sra. Cesarina D’Angelo em São Paulo que não resultou filhos. Entretanto deixa uma considerável prole de discípulos e sucessores que atestam a fecundidade dessa união.

Apaixonado por futebol, defende as cores da sua faculdade, participando do time em diversos campeonatos universitários. Palmeirense nato, atualmente é um dos sócios mais antigos dos quadros do clube, recebendo várias homenagens como membro ativo.

Dentre as atividades intelectuais, destaca-se a de escritor, sendo membro da Associação de Médicos escritores (SOBRAMES), durante 15 anos. É membro da Academia de Medicina de São Paulo, desde 2012. É fundador da Sociedade Médico Ítalo-Brasileira tendo sido seu presidente. É membro honorário dos médicos militares do Brasil. Recebe títulos honoríficos, tais como Cidadão Soteropolitano (Salvador – BA); cidadão Peruano (Lima).

Entre outros cargos e comendas é Presidente Regional da SBOT 1965/66; Presidente da ABTPé por dois mandatos, 1976/1979; Presidente Mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé, 1982/1984; Organizador e Presidente do X Congresso Mundial de Medicina e Cirurgia do Pé no Brasil, em 1981; Membro Honorário da Sociedade Venezuelana de Medicina e Cirurgia do Pé; Membro Honorário da Sociedade Peruana de Ortopedia e Traumatologia; Membro Honorário da Sociedade Chilena de Ortopedia e Traumatologia.

Essa vitoriosa carreira deve-se ao caráter rígido, integridade moral e disciplina na execução de suas atividades que deu autoridade aos cargos exercidos. Frutos da primorosa formação familiar, do seu esforço pessoal para vencer os obstáculos, da liderança inconteste e da abençoada saúde que lhe permite essa longevidade produtiva.

Por: Antonio Egydio de Carvalho Júnior